top of page

Escolas da Série Ouro agitam primeiro dia de desfiles na Sapucaí

  • Foto do escritor: Nayra Cezari
    Nayra Cezari
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Escolas da Série Ouro agitam primeiro dia de desfiles na Sapucaí
Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Série Ouro – Unidos do Jacarezinho – Foto: Clara Coiote | Riotur

Agremiações abriram a disputa pelo acesso ao Grupo Especial, enquanto Terreirão do Samba e o carnaval de rua animaram a sexta-feira de folia pela cidade.


O primeiro dia de desfiles das Escolas de Samba da Série Ouro no Carnaval 2026 movimentou a Marquês de Sapucaí, nesta sexta-feira (13/02). Abrindo a disputa pela vaga no Grupo Especial, desfilaram Unidos do Jacarezinho, Inocentes de Belford Roxo, União do Parque Acari, Unidos de Bangu, Unidos de Padre Miguel, União da Ilha do Governador e Acadêmicos de Vigário Geral, com enredos marcados pela diversidade cultural, ancestralidade, valorização da música e da identidade brasileira.





Unidos do Jacarezinho


Escolas da Série Ouro agitam primeiro dia de desfiles na Sapucaí
Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Série Ouro – Unidos do Jacarezinho – Foto: Bianca Santos | Riotur

A primeira escola da noite foi a Unidos do Jacarezinho, homenageando o cantor e compositor Xande de Pilares, que marcou presença em cima de um carro alegórico. Devido a contratempos durante a preparação para o carnaval, a agremiação teve dificuldades no reencontro com a passarela.


Inocentes de Belford Roxo


Escolas da Série Ouro agitam primeiro dia de desfiles na Sapucaí
Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Série Ouro – Inocentes de Belford Roxo – Foto: Tata Barreto | Riotur

Logo em seguida, a Inocentes de Belford Roxo misturou o folclore pernambucano com influências russas, cordel e samba. A caçulinha da Baixada, como é carinhosamente conhecida, passou pela avenida sem problemas e mostrou muita determinação nos seus componentes.


União do Parque Acari


Escolas da Série Ouro agitam primeiro dia de desfiles na Sapucaí
Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Série Ouro – União do Parque Acari – Foto: Luiza Monteiro | Riotur

A terceira escola a desfilar pela avenida foi a União do Parque Acari, que apresentou o enredo “Brasiliana”, em homenagem ao grupo teatral homônimo, criado pelo ator brasileiro morto em 2025, Haroldo Costa.


Unidos de Bangu


Escolas da Série Ouro agitam primeiro dia de desfiles na Sapucaí
Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Série Ouro – Unidos de Bangu – Foto: Luiza Monteiro | Riotur

Logo depois, emocionando a todos, a Unidos de Bangu celebrou a trajetória da cantora e compositora Leci Brandão, que desfilou na terceira alegoria da agremiação, chamada “Quilombo da Diversidade”.


Unidos de Padre Miguel


Escolas da Série Ouro agitam primeiro dia de desfiles na Sapucaí
Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Série Ouro – Unidos de Padre Miguel – Foto: Alex Ferro | Riotur

Um dos destaques da noite foi a Unidos de Padre Miguel. A agremiação, rebaixada do Grupo Especial em 2025, fez um belo desfile que provou estar à altura de sua ascensão à elite do Carnaval. Em um cortejo que misturou a tecnologia com as tradições indígenas, a escola trouxe a história de Clara Camarão, símbolo da resistência potiguar à invasão holandesa no século XVII. Entre muitas cores, luzes e uma forte sinergia entre componentes e público, a escola atravessou a passarela no tempo correto.


União da Ilha


Escolas da Série Ouro agitam primeiro dia de desfiles na Sapucaí
Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Série Ouro – União da Ilha do Governador – Foto: João Salles | Riotur

A sexta escola a se apresentar foi a tradicional União da Ilha, trazendo reflexões filosóficas com o enredo “Viva o Hoje! O Amanhã? Fica Para Depois”. A insulana celebrou a existência com a hipótese de um fim do mundo, utilizando o cometa Halley como metáfora.


Acadêmicos de Vigário Geral


Escolas da Série Ouro agitam primeiro dia de desfiles na Sapucaí
Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Série Ouro – Acadêmicos de Vigário Geral – Foto: Tata Barreto | Riotur

Para fechar a primeira noite de Sapucaí, a Acadêmicos de Vigário Geral fez jus à responsabilidade e apresentou um desfile vibrante. Com uma forte bateria, a escola trouxe o enredo “Brasil Incógnito - O Que Os Seus Olhos Não Veem, A Minha Imaginação Reinventa!”. A proposta foi traçar uma reinterpretação da identidade brasileira, ressignificando personagens da história colonial que foram vilanizados ao longo das décadas.


A noite foi marcada por temas que exaltaram trajetórias artísticas, espiritualidade, heranças afro-brasileiras, narrativas invisibilizadas da história do país e celebrações da alegria popular.


Terreirão do Samba


Terreirão do Samba
Carnaval 2026 – Terreirão do Samba – Juninho Thybau – Foto: Ronaldo Nina | Riotur

No Terreirão do Samba, a programação começou com Fabinho, que trouxe sucessos do samba e do pagode, seguido pela Velha Guarda Musical de Vila Isabel, que emocionou a plateia com clássicos que exaltam a tradição do gênero. Em clima de nostalgia e coro coletivo, o grupo Bokaloka colocou milhares de pessoas para cantar seus hits dos anos 1990, enquanto Suel encerrou a noite em alta voltagem, com um repertório repleto de canções românticas e dançantes, transformando o Terreirão em um grande baile a céu aberto.


Fonte: Riotur

.

Comentários


Rede NGT

  • Canais abertos:

    • 12.1 digital (RJ)

    • 48.1 digital (SP)

  • Canais fechados:    Net (RJ) e (SP)

  • Programação retransmitida

    • streaming (site da emissora)        

 emissoras afiliadas em diversos Estados

NA LEVADA DO SAMBA - DIARIAMENTE 20H REDE NGT

Fale com o Na Levada do Samba
© Copyright
bottom of page