top of page

Quadra da Vizinha Faladeira fará parte de projeto da secretaria de cultura do estado do Rio

  • Foto do escritor: Nayra Cezari
    Nayra Cezari
  • 11 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

O presidente da A.R.E.S Vizinha Faladeira, David dos Santos, junto da presidente da Liga Livres, Raphaela Nascimento, receberam na manhã desta quarta, 11, na quadra da tricolor da região central do Rio, a secretária de cultura e economia criativa do estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, e o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda, para conhecerem o espaço que fará parte do projeto da pasta, o "Sustenta Carnaval".


A ação envolve a reutilização de resíduos têxteis provenientes das fantasias coletadas no Carnaval 2022, durante os desfiles das Escolas de Samba das Séries Ouro e Especial, na área de dispersão da Marquês de Sapucaí. Onde, serão reaproveitadas para a realização de carnavais por diversas cidades do estado, sendo Macacu, região Metropolitana, a pioneira nestes eventos.

- "O carnaval do Rio produz muitas fantasias e adereços que podem ser aproveitados para vários fins. É muito importante uma escola de samba como a Vizinha Faladeira, que é a pioneira de bamba, abraçar e integrar esse projeto. Aqui na quadra, está sendo e será guardado todos os materiais recolhidos no carnaval do ano passado e o próximo, além de local para manutenção deles, em nosso ateliê", disse David.



Realizando diversos tipos de trabalhos que envolva a cultura carnavalesca nos fomentos culturais do estado, Danielle Barros destacou a importância do projeto:


- “O Carnaval, para além da grande festa na -avenida e nas ruas, é também uma forma de dar visibilidade a todas as causas e lutas. Aliar cultura e sustentabilidade para apoiar o carnaval no interior do estado é um golaço do governador Cláudio Castro, que tem enorme preocupação com todos os 92 municípios. Temos esse projeto piloto com Cachoeiras de Macacu e que podemos pensar em caminhos para outras cidades”, falou.


Testando-se de sustentabilidade, o "Sustenta Carnaval" não poderia deixar de ter a sua primeira edição em uma cidade que se enquadrasse nos aspectos sustentáveis e social, assim, foi escolhida Cachoeiras de Macacu para marcar o pioneirismo do evento:


- “O município que possui em seu território uma ampla cobertura vegetal, abrigando cerca de 60% da maior unidade de conservação do Estado, o Parque Estadual dos Três Picos, e que é responsável pelo abastecimento com água de qualidade para mais de 2,5 milhões de pessoas, precisa seguir investindo na sustentabilidade. A cidade detém o maior ICMS Verde do Estado e essa iniciativa contribui para nortear nosso trabalho. Além disso, temos um dos carnavais de rua mais tradicionais do Estado. Portanto, unir essas duas potencialidades da nossa terra é uma honra e grande alegria pra nós”, finalizou o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda.

Comments


Rede NGT

  • Canais abertos:

    • 12.1 digital (RJ)

    • 48.1 digital (SP)

  • Canais fechados:    Net (RJ) e (SP)

  • Programação retransmitida

    • streaming (site da emissora)        

 emissoras afiliadas em diversos Estados

NA LEVADA DO SAMBA - DIARIAMENTE 20H REDE NGT

© Copyright
bottom of page