RITMO SOLIDÁRIO INICIA PROJETO DE BLOCO CARNAVALESCO
- Nayra Cezari

- 2 de dez.
- 2 min de leitura

O projeto Ritmo Solidário, criado durante a pandemia com foco no apoio a profissionais do carnaval e famílias do entorno do Sambódromo, inicia uma nova etapa em 2026 com o lançamento do Grêmio Recreativo, Cultural, Educacional e Social Ritmo Solidário. A nova vertente tem presidência de China do Estácio e sede na Cidade Nova, região central do Rio.
A proposta é fortalecer as bases dos blocos de rua e ampliar o alcance das ações sociais e educativas realizadas pelo projeto desde sua fundação. Com estrutura familiar e de cunho formativo, o grêmio nasce como mais um ramo de atuação voltado à preservação das tradições do samba e ao apoio direto a quem vive a rotina do carnaval.
O primeiro encontro aberto ao público será no dia 20 de dezembro, em área localizada atrás do Setor 10 do Sambódromo. A programação contará com workshops gratuitos de percussão ministrados por mestres de bateria da Série Ouro e do Grupo Especial, aulas de samba com coordenadores de alas de passistas, apresentação de grupo de pagode e atividades sociais.
Mantendo o caráter solidário do projeto, a organização solicita que os participantes levem alimentos não perecíveis, roupas ou brinquedos em bom estado, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade neste fim de ano.
Em declaração, China destaca a continuidade do trabalho:
“O Ritmo Solidário não parou um dia sequer desde a pandemia. Hoje somos uma instituição educacional e de ajuda no carnaval. Resolvemos fundar o bloco, para além de ser mais um entretenimento na cidade, ser mais um braço do projeto na missão em preservar os fundamentos do samba. A Liga dos blocos do Centro do Rio nos recebeu de braços abertos e está nos dando todo o apoio necessário neste início e toda a sua diretoria estará presente no dia 20 de dezembro.”
China também informa que o grêmio está com toda a documentação em trâmite junto ao Executivo Municipal e já é filiado à Liga dos Blocos da região central, com estreia prevista para o período imediatamente posterior aos desfiles oficiais da Série Ouro e do Grupo Especial.
O evento de lançamento será encerrado com a apresentação do corpo técnico e uma saudação ao novo arrastão carnavalesco que passa a integrar o calendário cultural da cidade.
Serviço
Lançamento – Grêmio Recreativo, Cultural, Educacional e Social Ritmo SolidárioData e horário: 20 de dezembro, a partir das 10h
Local: Travessa Onze de Maio, 26, Cidade Nova – atrás do Setor 10 do Sambódromo
Informações: Instagram – @ritmosolidario








Comentários