Sem Racismo, O Carnaval Brilha Mais
- Nayra Cezari

- 11 de jan.
- 3 min de leitura

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) em conjunto com os Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Ministério da Cultura (Minc), e o Ministério das Mulheres, lança nesta segunda-feira (12), no Rio de Janeiro, a campanha “Sem Racismo, O Carnaval Brilha Mais”. A iniciativa de prevenir e enfrentar o racismo durante o Carnaval, promovendo o respeito, valorização da cultura negra e a convivência democrática nos espaços públicos.
O evento acontece no Baródromo e contará com a presença da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, além de outras autoridades e lideranças que representam o compromisso com políticas públicas inclusivas e a valorização da cultura brasileira.
“O carnaval é a maior manifestação ancestral cultural do Brasil e, no Rio de Janeiro, as ruas nesse período concentram a maior população negra. As comunidades ocupam os pontos centrais, transformando a cidade em um verdadeiro quilombo. Não podemos aceitar nenhum tipo de racismo. A companha tem esse foco informar e combater qualquer prática racista durante o Carnaval é uma oportunidade para fortalecer a luta pela igualdade racial e reafirmar o compromisso da ministra Anielle Franco e do presidente Lula com uma sociedade sem nenhum tipo de preconceito” destacou Tiago Santana, secretário de Políticas Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ).
Entre os dias 17 de janeiro e 22 de fevereiro de 2026, serão distribuídos materiais informativos durante as principais festas de carnaval do país, incluindo Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belo Horizonte, bem como todos os municípios que aderiram ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV), com o objetivo de divulgar os canais de denúncia do Governo do Brasil e orientar sobre os procedimentos em casos de discriminação e violência racial.
Entre os canais de denúncia e apoio destacados estão o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e a Ouvidoria do Ministério da Igualdade Racial (MIR), que pode ser acionada pelo e-mail: ouvidoria@igualdaderacial.gov.br.
No estado do Rio de Janeiro, a divulgação da campanha também ocorrerá por meio das mídias sociais das agremiações carnavalescas, em articulação com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial. Além disso, todas as escolas de samba da Liga RJ reforçarão a campanha em seus desfiles oficiais, apresentações comunitárias e ensaios técnicos.
Atividade: Lançamento da campanha “Sem Racismo, O Carnaval Brilha Mais”
Data: 12 de janeiro de 2026 às 18h
Local: Baródromo - Rio de Janeiro
Autoridades Presentes:
1. Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco
2. Ministra do Ministério das Mulheres, Márcia Lopes
3. Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo
4. Deputada Federal e Presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Denise Pessoa
5. Secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, representante do Ministério da Cultura, Roberta Martins
6. Deputada Estadual e Presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, Verônica Lima
7. Secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos da cidade do Rio de Janeiro/RJ, Edson Santos
8. Secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro/RJ, Lucas Padilha
9. Vereadora e Vice-presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro/RJ, Maira do MST
10. Presidente da LIGA das Escolas de Samba do Rio de Janeiro/ RJ, Hugo Júnior
Programação:
18h – Recepção
18h30 - Início do Lançamento do Carnaval sem Racismo
18h35 Apresentação da Campanha: Carnaval sem Racismo e material de divulgação
18h42 Concessão de Título: Honorifico de Promotor da Igualdade Racial
18h45 Breves saudações
19h00 Assinatura de Termo de Cooperação
19h05 Falas finais
19h25 Foto Oficial
19h30 Encerramento de Cerimônia








Comentários