top of page

Bisneta de Tia Ciata visita barracão da Unidos de Vila Isabel e tira medidas para fantasia do Carnaval 2026

  • Foto do escritor: Nayra Cezari
    Nayra Cezari
  • há 18 horas
  • 2 min de leitura

Unidos de Vila Isabel

A Unidos de Vila Isabel recebeu, na última quinta-feira (18), em seu barracão, Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata, uma das maiores referências da história do samba e da cultura afro-brasileira. A visita marcou o início do processo de confecção da fantasia que Gracy irá utilizar no desfile do Carnaval 2026, quando a escola levará para a Avenida um enredo em homenagem a Heitor dos Prazeres.


Convidada pela agremiação para representar a família de Tia Ciata no desfile, Gracy participou da tomada de medidas e conheceu de perto o desenvolvimento do carnaval da Vila Isabel. A presença simboliza o reconhecimento da importância de Tia Ciata na formação cultural e musical do Rio de Janeiro, além de sua relação direta com Heitor dos Prazeres, um dos grandes nomes retratados no enredo.


Tia Ciata foi uma figura central na consolidação do samba urbano carioca. Em sua casa, na região da Pequena África, reuniam-se sambistas, músicos e intelectuais, criando um ambiente de resistência cultural e efervescência artística. Foi nesse espaço que Heitor dos Prazeres encontrou inspiração, acolhimento e influência, absorvendo elementos que marcariam profundamente sua obra musical e artística.


Unidos de Vila Isabel

Emocionada com o convite, Gracy Mary Moreira destacou a importância do momento. “Não vejo a hora de estar na avenida junto com eles, cantando o samba e trazendo essa memória ancestral que tanto nos motiva, principalmente aqui na Pequena África. Acho que ninguém consegue imaginar a emoção que senti com o convite — não dá para descrever. É um momento ímpar, de muita emoção e profundo agradecimento aos ancestrais por estar aqui, vivenciando tudo isso. Poder desfilar com a Vila Isabel, com esse enredo maravilhoso e essa passagem tão especial que fala sobre a Tia Ciata, é algo único”, afirmou.


Sob o enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”, assinado pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, com pesquisa de Vinícius Natal, a Vila Isabel vai exaltar a ancestralidade africana, os fundamentos do samba e a trajetória de Heitor dos Prazeres, ícone da cultura popular brasileira

Comentários


Rede NGT

  • Canais abertos:

    • 12.1 digital (RJ)

    • 48.1 digital (SP)

  • Canais fechados:    Net (RJ) e (SP)

  • Programação retransmitida

    • streaming (site da emissora)        

 emissoras afiliadas em diversos Estados

NA LEVADA DO SAMBA - DIARIAMENTE 20H REDE NGT

Fale com o Na Levada do Samba
© Copyright
bottom of page