top of page

'Ritmo e Empoderamento Feminino' traz protagonismo das mulheres no samba

  • Foto do escritor: Nayra Cezari
    Nayra Cezari
  • 20 de out.
  • 2 min de leitura

Evento é apresentado pelo Bloco Carnavalesco Coração das Meninas no MUHCAB


protagonismo das mulheres no samba

Foto: Ramon Marques


Um encontro com e para mulheres da cultura do samba no sentido de valorizar a força feminina na preservação e renovação das tradições afro-brasileiras e populares cariocas é o principal objetivo do evento Ritmo e Empoderamento Feminino, que será realizado no próximo dia 31 de Outubro no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, na região da Pequena África. Com apresentação do Bloco Carnavalesco Coração das Meninas, a programação contará com rodas de conversas, oficinas de adereço, maquiagem, samba no pé e produção cultural, das 16h às 21h.


"Serão atividades voltadas para a valorização de saberes tradicionais e o fortalecimento do protagonismo feminino. O evento também é um ato de afirmação, um encontro de vozes, corpos e histórias que reafirmam a potência das mulheres na construção da cultura popular.", explica a gestora cultural Tábata Luz.


O projeto foi contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento também contará com uma roda de conversa sobre ancestralidade e liderança das mulheres no samba, além de uma feira de empreendedoras com artesanato, gastronomia e produtos autorais. Para o encerramento, uma grande roda de samba, com a participação da cantora Luz Fogaça.


Vale ressaltar que o Bloco Carnavalesco Coração das foi constituído em 1964 a partir da iniciativa de estivadores que trabalhavam no Cais do Porto. Desde então, desfila todo ano pelas ruas da Pequena África e é um ícone na luta pela afirmação da identidade afro-brasileira. Com sede no Espaço Kwê Bororó – Casa de Pertencimento, Cultura e Resistência Afro-Indígena, localizado na região, o projeto preserva a identidade afro-indígena, além de promover diversas atividades ao longo do ano, como aulas de dança afro e percussão, com prioridade para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e outros grupos marginalizados. Para outras informações, basta acessar o instagram @kwebororo


SERVIÇO:

Evento 'Ritmo e Empoderamento Feminino'

Data e horário: 31 de Outubro de 2025- Das 16h às 21h

Endereço: MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira- Rua Pedro Ernesto, 80 Gamboa

Entrada Gratuita

Comentários


Rede NGT

  • Canais abertos:

    • 12.1 digital (RJ)

    • 48.1 digital (SP)

  • Canais fechados:    Net (RJ) e (SP)

  • Programação retransmitida

    • streaming (site da emissora)        

 emissoras afiliadas em diversos Estados

NA LEVADA DO SAMBA - DIARIAMENTE 20H REDE NGT

Fale com o Na Levada do Samba
© Copyright
bottom of page